domingo, 9 de novembro de 2008

Boi Garantido 2003 - Amazônia Santuário Esmeralda

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/219.jpg

O CD Amazônia Santuário Esmeralda, cd oficial do Garantido para o Festival Folclórico 2003 foi gravado na voz de David Assayag, com produção de Fred Góes e Sydney Rezende (ex-Regional Vermelho e Branco). Esta combinação de sucesso vem acontecendo há vários anos e atesta a competência musical do povo parintinense.

Lançado num único volume (os cds de 2001 e 2002 eram volumes duplos), o cd abre com a toada Amazônia Santuário Esmeralda, de Demétrios Haidos e Geandro Pantoja. A proposta temática do Garantido, neste cd, segue a dos últimos anos: a preservação da natureza amazônica, rios, cachoeiras, fauna, flora e população nativa são cantados nas suas 20 toadas.

Tadeu Garcia, o compositor das toadas de evolução do Garantido para a arena do Bumbódromo, compôs a sua Nona Evolução. Compositores já tracidionais no Garantido, como Paulinho du Sagrado, Helem Veras (o compositor das toadas das mulheres caboclas) e muitos outros fazem deste cd mais um sucesso de público.

O novo CD do Boi do Povão traz a força de toda a expressão da cultura popular da Amazônia, seus mitos, ritos e lendas, suas crenças e religiosidades. Uma viagem musical que transcende os limites da emoção e nos arremessa a um mergulho pela exuberância e pela beleza deste grande santuário vivo que é a nossa Amazônia.

1 - Santuário esmeralda
2 - A vida em vermelho
3 - Caboclo da Amazônia
4 - Deusa Cunhã
5 - Yãkwa
6 - Nona evolução
7 - Fama de vencedor
8 - Lua morena
9 - Lenda do guaraná
10 - Festa de esplendor
11 - Tributo
12 - Ritual Mehinaku
13 - Festa dos Anjos
14 - Boi Babão
15 - Kamukuaká
16 - Vôo de Beija Flor
17 - Reahú
18 - Explosão Vermelha
19 - Dyurá
20 - Eu sou pai d'egua, ou não sou?

Baixar CD

Boi Garantido 2004 - Amazônia: Coração Brasileiro

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/241.jpg

Com produção musical de Fred Góes e Sidney Rezende, o cd Garantido 2004 foi interpretado por David Assayag.


As toadas são grandes compositores do Garantido, presença constante nos cds oficiais, como Paulinho Du Sagrado, Tadeu Garcia, Demétrio Haidos, Geandro Pantoja, Helen Veras, Jacinto Rebelo, para citar apenas alguns.

São 20 toadas em que a emoção se alia ao imaginário indígena e caboclo para criar mais um grande sucesso do Garantido.


1 - Êxtase Vermelho
2 - Coração Brasileiro
3 - Índio do Brasil
4 - A Mística do Pajé
5 - Rei dos Rios
6 - Pescadoras de Doações
7 - Magia das Lanças
8 - Coração de Batuqeiro
9 - Gigante Juma
10 - Garça Morena
11 - Caboclo Ribeirinho
12 - Sonhos de Ouro
13 - Muiraquitã
14 - Romeiro de São José
15 - O Mundo Bara-Makú
16 - Boi Invejoso
17 - Macunaíma e a Árvore da vida
18 - Sublimação
19 - Universo Místico Xavante
20 - Boi Cara- de- Pau

Baixar CD

domingo, 28 de setembro de 2008

BATUKIM BRASILEIRO - CORAL DAS LAVADEIRAS

O rádio e a televisão pareciam fantasiosos sonhos de cientistas tidos então como malucos quando nasceram alguns dos cantos contidos no recém-lançado CD "Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras". Em 12 faixas, entoadas pelo Coral das Lavadeiras, de Almenara (MG), estão versos que ajudaram várias gerações a tornar menos árdua a labuta na beira do rio Jequitinhonha, único ganha-pão para a maioria delas.

Enquanto "desencardiam" quilos e quilos de roupas alheias em pedras incrustadas ao longo do rio, as mulheres cantarolavam criações imemoriais como o frevo "Avião Avuadô" e o afoxé "Ô Siri Vem Cá". Outros achados são o chorinho "Adeus Ferro de Engomar" e a canção de roda "Rua das Pedrinhas", todos de domínio público.

Tais criações por certo estariam fadadas ao esquecimento não fosse por um lance do destino envolvendo o cantor e compositor Carlos Farias. Psicólogo de formação, em 1985 ele viajou a Almenara para ajudar a implantar projetos profissionalizantes da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA). Durante a instalação de uma lavanderia comunitária, ele escutou lavadeiras cantarolando músicas como as que conhecera quando criança, na vizinha Machacalis. Soou tal qual um canto de sereia: "Era para ficar dois anos, mas acabei ficando dez", diverte-se ele.

Nascia ali a idéia de criar o Coral das Lavadeiras, posta em prática apenas em 1991. "Desde então vimos mostrando o trabalho em feiras, festivais e outros eventos", afirma Carlos, que em março de 2002 levou o grupo a Portugal. Além de produzir o CD, ele também dá o contraponto masculino às vozes rasgadas das lavadeiras. "Elas usam a primeira e a segunda voz, numa entonação parecida com as das antigas duplas caipiras", compara o músico.

Fonte essencial para a feitura de "Batukim Brasileiro" foi a própria mãe do produtor, Crisolina Guimarães, a dona Crisó, de 82 anos, que traz de cor muitas histórias, cantigas e rezas aprendidas no Vale do Jequitinhonha. Há ainda participações de Saulo Laranjeira e Bilora, entre outros músicos. A gravação do CD foi iniciada em 2001. A tiragem primeira, de 2 mil cópias, foi apoiada por leis de incentivo à cultura e traz encarte em português e inglês de 50 páginas falando sobre o projeto e a região.

O ministro da Cultura Gilberto Gil tem batido na tecla de querer levar as leis de incentivo à cultura para além do eixo Rio-São Paulo, onde desaguam 85% das chamadas renúncias fiscais. Os candidatos a mecenas terão boas surpresas em um garimpo cultural pelo Norte de Minas Gerais, de onde vieram o cantador e compositor Téo Azevedo e os violeiros e luthiers (artesão de instrumentos) Zé Coco do Riachão (1912-1998) e Sinval de Gameleira.

Se a intenção do ministro for tirar do anonimato artistas dos rincões do Brasil, poderia começar pelas nove integrantes do Coral das Lavadeiras que dão nome e sobrenome ao CD "Batukim Brasileiro". São elas: Adélia Barbosa da Silva, Ana Isabel da Conceição, Emília Maria de Jesus, Juraci Lima da Silva, Míriam Fernandes Pessoa, Sebastiana Dias da Silva, Santa de Lourdes Pereira, Teresa Fernandes de Souza Novais e Valdenice Ferreira dos Santos. "Já mandei para Brasília o projeto de um disco que dá seqüência a este, que teve, aqui em Minas, o apoio do Grupo Mod-Line ", revela Carlos Farias.

Outra prova da prodigalidade do Vale do Jequitinhonha é Déa Trancoso, que, a exemplo de suas conterrâneas de Almenara, também estréia em disco graças à política de incentivos culturais. Seu CD "O Violeiro e A Cantora", afinada parceria com Chico Lobo, teve o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, onde ela mora desde que iniciou a carreira. Déa traz latentes as influências de sua região, em canções como "Tiriça" e "Viola Cantadeira". "Por sorte ainda temos dentro de nós este bem, já que a riqueza exterior sempre andou escassa por lá."

retirado do blog Ritmos Brasileiros

Baixar CD

domingo, 21 de setembro de 2008

Agô - Cantos sagrados de Brasil e Cuba - 2003


Brasil e Cuba possuem praticamente as mesmas origens religiosas quando se pensa em África. Com o passar do tempo, a música sacra dos dois países correram paralelas (gerando cada qual sua expressão musical popular particular), mas sempre por caminhos tão diferentes que nos dias de hoje parece ser muito difícil encontrar uma conexão entre as duas culturas sem que o resultado sonoro resulte estranho em alguns momentos.

Ponto maior para Cuba, que preservou suas raízes e não renega as origens de sua música nos cultos de suas santerias, seja Palo Monte, Arará, ou Regla de Ocha. Assim, ritmicamente, sua música se ramificou para os EUA, influenciando o jazz com o som extremamente complexo dos ritmos das congas e dos batas, das rumbas gauguancós e dos palos e descargas. Tais ritmos, mais tarde, ao ouvido americano, que não conseguia distinguir exatamente o som brasileiro do cubano e de outras culturas sul americanas, batizou de “salsa” (corruptela de “South” - toda a música que vinha do sul) uma infinidade de ritmos diferentes, tentando classificar sob um só rótulo tod o som que vinha das Américas Latinas.

Este disco – que nos foi prometido por muitas pessoas e nunca chegou a nossas mãos, a não ser recentemente - é uma proposta muito interessante em alguns momentos, quer seja na faixa 07, que mostra o ritmo Daró de Oyá como base para um maxixe-choro, executado com maestria pelos músicos participantes. Ou as faixas que influenciaramCarlinhos Brown em seu excelente Candombless, onde o eletrônico oferece respeitosamente o suporte para suas origens acústicas e “macumbísticas”.
A faixa 12 é tão lindíssima, tão emocionante que é difícil não se chegar às lágrimas – oriki e orquestra se encontram tão perfeitamente que duvida-se, durante a audição se já houve algum dia indisposição entre os povos do mundo. Um verdadeiro retorno sonoro aos tempos em que o Ayom estava na terra.
As faixas onde os orikis se encontram com os pianos cubanos ainda possuem um certo ar de “briga” devido ao resultado harmônico e melódico, pois o acento dos cantos em Yorubá no Brasil obedecem aos tons do português e não do espanhol. O modo como se canta e se fala influencia de tal forma uma composição que há sutilezas que se manifestam ainda que de forma quase imperceptível, mas no resultado final da obra mostram traços indeléveis de formação e reconstrução das culturas humanas. Mas no geral, os músicos, das cordas, sopros, cantores e ritmistas – com a direção do grande Ari Colares – brasileiros e cubanos se encontram, na verdade, num grande xirê – uma celebração da música e das artes no retorno feliz a suas raízes ancestrais.

01 Exú
02 Oxossi
03 Agradecer e Abraçar
04 Xaxará
05 Xangô
06 Oxaguian
07 Quebrando Pratos
08 Iemanjá
09 Muzenza
10 Caboclos
11 Agô
12 Saudação a Oxossi
13 Saudação a Omolú
14 Saudação a Ogum

Baixar CD

Link by: Dulce From Brazil

Boi Caprichoso 1996 - Criação Cabocla



1 Festa da Floresta
2 Pesadelo dos Navegantes
3 Cobroké
4 Tribo Brasil
5 Solo Sagrado
6 Gêne
7 Chegada do Boi
8 Vale do Javari
9 Vento Norte
10 Réquiem
11 Nações Valentes
12 Yoparanã
13 Emoções a Delirar
14 Waimiri Atroari
15 Azul Alegria do Povo
16 Ajuricaba
17 Guerreiros do Meu Boi
18 I-Tabjuo
19 Canto de Despedida


Baixar CD

Link de
pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 1997 - O Boi de Parintins

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=74707870_8298.jpg&v=P

1. Emoção Infinita
2. Festa da Ilha Encantada
3. Navegantes do Folclore
4. Amazônia Quaternária
5. Grito de Guerra
6. Canto Azul
7. No Azul de Deus
8. Tempo de Ungir
9. Explosão dos Tambores
10. Ritmo Quente
11. Estrela dos Tupinambás
12. Filhos das Águas
13. Exaltando o Boi de Parintins
14. Herói Anônimo

Baixar CD

Link de
pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 1998 - 85 Anos de Cultura




1 Tempo De Festa
2 Presciente Feiticeiro
3 Canto Caprichoso
4 Evolução De Cores
5 Canto Da Yara
6 Viajando No Azul Infinito
7 Espadas E Clarins
8 Maluco Por Meu Boi
9 Capricho Do Condor
10 Grito De Emoção
11 Toada Serenata
12 Canto Da Mata II
13 Chamamento
14 Ritual Da Vida
15 Bicho-Homem
16 Brilho Azul

Baixar CD

Link de pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 1999 - Caprichoso Faz da Arte Sua História

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/11/102.jpg
1. Luz, Mistério de Magia
2. Cunhã Poranga
3. Candelabros Azuis
4. Evolução de Cores II
5. Nominação
6. Zig-Zag da Marujada
7. Rostinho de Anjo
8. Anjo Feiticeiro
9. A Oração da Montanha
10. Eu quero tanto
11. Festa de Devoção
12. Tic Tic Tac II
13. Xamã
14. Escultor de Querubins
15. Caboclo Lampreiro

Baixar CD

Link de pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 2000 - A Terra É Azul

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/11/10.jpg

Em 2000, o Caprichoso decidiu fazer ouvir alto sua Marujada, no CD e na arena. Este é um trabalho diferente dos anos anteriores, a começar pela toadas de abertura, que não mostram um programa geral do disco, como era de costume.

A Terra é Azul, toada de Paulinho Du sagrado, compositor e músico do Regional Vermelho e Branco, é uma exaltação ao amor do brincante pelo Caprichoso. Outra toada marcante do CD, "Negro da América", foi composta por Robson Júnior e Jango. Robson Jr. é uma das melhores vozes dentro do Caprichoso e agora se apresenta também como compositor do Boi.

De acordo com Simão Assayag, Diretor de Arte do Boi-Bumbá Caprichoso, o CD resgata a batida do surdo e retoma o ritmo da toada, afastando influências de ritimos estranhos ao Boi. Gil Gonçalves, do Conselho de Arte do Caprichoso diz que o CD vem pronto para a arena e que deverá funcionar como uma trilha sonora para a apresentação do Caprichoso nos dias 28, 29 e 3

1. A Terra é Azul
2. Sublime Paixão
3. Negro da América
4. O Grito das Águas
5. Misterioso Kuraca
6. Yukatã – A Flor da Manhã
7. Eu Quero te Amar
8. Galope da Vaqueirada
9. Cobra Grande
10. Mura, O Príncipe das Águas
11. Brasis Ameríndios
12. Prima do Desejo
13. Velas Brancas
14. Dessana
15. Pariuaté-Rã
16. Luz da Comunhão
17. Lua Branca
18. Cantos da Guerra

Baixar CD

Link de
pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 2001 Amor e Paixão

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/97.jpg

O cd de toadas oficiais do Caprichoso 2001 está exuberante e renovador já em sua arte gráfica. O cd traz para o Caprichoso grandes nomes que antes compunham para o Garantido, como Chico da Silva, compositor do sucesso Vermelho (Garantido, 1996) e Cyro Cabral, compositor de Romaria das Águas (Garantido 2000). Compositores unanimidade dentro do Caprichoso, como Ronaldo Barbosa e Álceo Anselmo e Mailzon Mendes também participam deste trabalho.

O cd inclui toadas de desafio, como uma resposta ao Boi contrário, que reintroduziu os desafios em 1999 e 2000. Chico da Silva foi o compositor da toada Contrário Pávulo. Uma toada que tem chamado a atenção durante os ensaios do Boi é a toada Festa do Carmo, de Cyro Cabral. O cd, sendo um cd do Caprichoso, fala por si e dispensa outro

1- Desperta Caprichoso
2- Amor de Yandê
3- Amor e Paixão
4- Em Busca da Terra sem Males
5- Cunha – A Criatura de Tupã
6- Terço Caboclo
7- Capricho de Mona
8- Sinhazinha da Fazendo
9- Festa do Carmo
10- Contrário Pávulo
11- Divino Canto
12- Santuário de Estrela
13- Amo do Boi
14- As Ycamiabas
15- Rainha da Floresta
16- Auto do Boi
17- Yacosmo
18- Caprichoso de Fé

Baixar CD

Link de
pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 2002 - Amazônia Cabocla de Alma Indígena

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/144.jpg

O CD contém as toadas oficiais do Boi para o Festival Folclórico de Parintins, nele serão incluídas 19 toadas.

A toada de abertura do CD Ser Caprichoso de Chico da Silva, é uma verdadeira poesia do Boi Bumbá Caprichoso.

Quem assina a produção do CD é Arlindo Júnior que também, empresta sua voz para a gravação das 19 toadas do Boi-Bumbá Caprichoso.


1 Ser Caprichoso (4:31)
2 Flor da Aldeia (3:51)
3 Denaquiê (4:07)
4 Truda (4:34)
5 Dan? Tupai (3:55)
6 Delírio Azul (4:20)
7 Touro Negro (3:56)
8 Vitória Amazônica (3:36)
9 Fera Karamanaé (5:07)
10 Torés (4:17)
11 Brincado de Boi-Bumbá (3:14)
12 O Meu Amor é Caprichoso (4:14)
13 Suiá (3:50)
14 Dança Sagrada (3:49)
15 O Senhor da Guerra (3:59)
16 Ipotira (3:42)
17 O Senhor dos Mil Nomes (4:29)
18 Amazônia Cabocla (4:12)
19 Boi de Lata (3:36)

Baixar CD

Link de
pagemario (at) hotmail.com

Boi Caprichoso 2003 - O Boi da Tradição

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/11/214.jpg

Toadas oficiais do Boi para o Festival Folclórico de Parintins 2003, incluindo 20 toadas. Todo gravado na voz do novo levantador de toadas, Robson Júnior. O CD Boi da Tradição tem como tom marcante exatamente o que o título indica: Um retorno às tradições da toada de boi-bumbá. As toadas foram gravadas em um ritmo mais lento, se afastando um pouco do estilo dos últimos cds do Caprichoso.

É um disco que reúne qualidade, tradição e valoriza o comercial, enfatiza o produtor executivo Orsine Júnior. Ele explica que o CD traz de volta a batida do boi, o andamento tradicional da toada de boi-bumbá. (...) Os cds de 2001 e 2003 estão na mesma raiz, com ênfase para as palminhas, o surdo, a caixinha, além da utilização da bateria acústica que é um instrumento necessário para a gravação das toadas.

A última toada do cd, Pout-pourri, reúne toadas antigas e já consagradas do Boi de Parintins. A toada do pajé, Profeta da Sabedoria, de Bené Siqueira, o mesmo compositor de Poderoso Kuraca (Caprichoso 2000), chama o brincante para o Boi e é uma das mais marcantes deste cd.


01 – Boi Estrela
02 – Tamba-Tajá
03 – Marujada de Guerra
04 – Pescador da Vida
05 – Tradições e Raízes
06 – Evolução do Caprichoso
07 – Iaru e Ceuci
08 – Pérola Menina
09 – Ritual Mochica
10 – Galope Arrazante
11 – Canto Caboclo
12 – Rainha da Amazônia
13 – Angaratã
14 – Toque da Marujada
15 – Profeta da Sabedoria
16 – Minha Poesia
17 – Ritual Ulaikimpia
18 – Peregrino do Sol
19 – Parintins Caprichoso
20 – Pout-Pourri

Baixar CD

Link de
pagemario (at) hotmail.com

Boi Garantido 2002 - O Boi da Amazônia Vol.1/2

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/143.jpg

Garantido lança CD oficial 2002 Vol. 1 Gravado na Voz de David Assayag.

A abertura do CD traz a poesia do compositor Paulinho Du Sagrado Um Transe na Imaginação.

Além disso, o CD vem homenageando o fundador do Bumbá. Lindolfo Monteverde em seu centenário.

Vol. 1
1 - Um Transe na imaginação
2 - Símbolo da Paixão
3 - Rito Parintintin
4 - Boi Carbono
5 - Oitava Evolução
6 - Xikrin, A Nação que veio do céu
7 - Bela Tupinambá
8 - Marupiara
9 - Alma de Guerreiro
10 - Maraká Ritual Xamanístico
11 - Lindolfo Centenário
12 - Homens Gigantes
13 - Águas
14 - Yê Pá, A deusa da criação
15 - Curupira da Amazônia
16 - O Rio e o Castanheiro

CD Oficial Garantido 2002 Vol.2 gravado na voz de Edilson Santana, Atual levantador oficial do Boi Caprichoso

Vol. 2
1 - Rima das canções
2 - Águas de São João
3 - Troncos
4 - Dom de ser feliz
5 - Luz da evolução
6 - Giro da vaqueirada
7 - A mais bela sinhazinha
8 - Nações Extintas
9 - Boi de amor e lágrima
10 - Minha terra minha lenda
11 - Compadre de fogueira
12 - Moangá Tu
13 - Brincantes da tradição
14 - Um século de glória
15 - Ao som do coração

Baixar CD

Link de
acburiti (at) gmail.com

Boi Caprichoso 2004 - Amazonas: Terra de Folclore. Fonte de Vida

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/240.jpg

O CD oficial do Boi Bumbá Caprichoso 2004, traz uma inovação. Pela primeira vez as toadas são interpretadas nas vozes de três artistas: o apresentador oficial Arlindo Jr, o levantador Robson Jr e o novo Amo do Boi, Renato Freitas.

A idéia da direção do Caprichoso é criar um atrativo a mais para a venda do Cd e, ao mesmo tempo, valorizar os artistas que representam itens oficiais dentro do bumbá.

Assim, Arlindo gravou dez faixas (1,3,5,6,7,10,13,19,20), Robson gravou nove (2,4,8,11,12,15,16,18,20) e Renato (14,17 e 20). O CD tem participação especial de Raízes Caboclas, na faixa 10, Castanheiro do Amazonas e Márcia Siqueira, na faixa 7, Remos e Tauás. A cantora também back vocal em todo o CD, ao lado de Edílson Santana e Mara Light.

A produção executiva ficou a cargo de Hugo Levy e Dernando Reis, com produção e direção musical de Neil Armstrong e Joel Maklouf e co-produção de Arlindo Jr.

1 - Alquimia azul (medley)
2 - Touro negro II
3 - Coacy beija-flor
4 - Boto sou eu
5 - Ibirapema
6 - Boieco da baixa
7 - Remos e tauás
8 - Boi estrela II
9 - Mariwin
10 - Castanheiro do Amazonas
11 - Olhos de fogo
12 - Raça pura
13 - Amazonas terra do folclore, fonte de vida
14 - Boi pipoca
15 - Imperatriz do Amazonas
16 - Rio Amazonas
17 - Cunhã Tupinambá
18 - Kuarup (o tronco sagrado)
19 - Dança das tribos
20 - Pout-pourri

Baixar CD

Link de
acburiti (at) gmail.com

Boi Caprichoso 2005 - A Estrela do Brasil

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/275.jpg

O CD Caprichoso 2005 tem um pouco de tudo aquilo que o projeto de arena prevê. Os destaques vão para as toadas de “boizão”, aquelas que são inspiradas pela tradição, pela raiz da brincadeira do boi-bumbá. Uma delas é “Boi de Santo”, de Simão Assayag e Chico da Silva. Outras duas são consideradas fortes por Mauro Antony. “Boi da Estrela” de Alex Pontes, Mailzon Mendes/Alceo Anselmo e “Caprichoso na Evolução” de Ademar Azevedo e Marcos A. Pinheiro, toada que mais toca nas rádios de Manaus.

1 - Boi de amar (medley)
2 - Amor primeiro
3 - Tributo a Galdino Pataxó
4 - Contrário fanfarrão
5 - Amazonas nosso amor
6 - Boi estrela 3
7 - Boi de santo
8 - Boi da estrela
9 - Profecia Karajá
10 - Festa de São João
11 - Caçadores de tarântulas
12 - Pálido de medo
13 - Canto para Naruna
14 - Caprichoso na evolução
15 - Sangue no trovão


Baixar CD

Link de
acburiti (at) gmail.com

Boi Caprichoso 2007 - O Eldorado é aqui



1. Estrela Nova
2. Deusa do Amor
3. O Eldorado é Aqui
4. Majestade da Evolução
5. Cristal de Lua
6. Estrela da Paixão
7. A Força que Vem do Azul
8. Doce Cunha
9. Paixão Azul
10. Rainha das Lendas
11. Chamamento das Tribos – Dabacury
12. Utopia Cabocla
13. Tacacazeiras da Amazônia
14. Banzeiro de Felicidade
15. Nossa Cor
16. Máscara de Aura
17. Caboclo Caprichoso
18. Conori - As Amazonas
19. Erupção azul
20. Baniwa Guardiões do Mundo
21. Rito Sateré
22. Caboclo Farinheiro
23. Uarytiuê


Baixar CD

Link de acburiti (at) gmail.com

Boi Caprichoso 2006 - Amazônia Solo Sagrado

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/308.jpg
O Cd Caprichoso 2006 - Amazônia Solo Sagrado, gravado no Amazonas Stúdio, conta com uma produção que reuniu os melhores músicos do Amazonas.

Diferente dos anos anteriores, o cd do Caprichoso está voltado para o boi de arena. A mudança partiu do Conselho de Arte que trabalha para fazer do Caprichoso um boi campeão

"O Conselho decidiu que para ganharmos temos que fazer um cd para arena sem deixar fugir as boas toadas dançantes para a galera", afirma o presidente do bumbá, Carmona Oliveira.

1 - Estrela azul (Medley)
2 - Abangüera
3 - Noite de esplendor
4 - Aui-Marajoara
5 - Caprichoso é meu viver
6 - Amazônia livre
7 - O senhor do fogo sagrado
8 - Universo Caprichoso
9 - Uakti
10 - Viagem ao mundo dos espíritos
11 - Festa da Marujada
12 - Poronominare
13 - As benzedeiras da Amazônia
14 - Mulher guerreira
15 - Deusa do dragão
16 - Rei da arena
17 - Canto tribal
18 - Caboclo ceramista
19 - Torcedor apaixonado
20 - Guardião da mata (Verso do Amo)

Baixar CD

Link de
acburiti (at) gmail.com

Boi Garantido 2005 - A Festa da Natureza

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/276.jpg

O CD Festa da Natureza, cd oficial do Garantido para o Festival Folclórico 2005 foi gravado na voz de David Assayag, com produção de Fred Góes e Sydney Rezende.
Esta combinação de sucesso vem acontecendo desde o cd Garantido 1998 e atesta a competência musical do povo parintinense.

Com toadas que estão no gosto da galera como "Anunciação Vermelha" de Márcio Azevedo e Alder Oliveira e "Magia da Evolução", de Rafael Lacerda e Flávio Farias, todos fazem parte da nova safra de compositores do Garantido.

Duas toadas de desafio estão fazendo sucesso de público: "Xô Urubu", de César Moraes e DJ Rogério Lima que faz alusão ao apelido do Boi Contrário, tido como urubu pela sua cor negra. A toada "Torre de Babel" de Inaldo Medeiros é outra que está sacudindo a galera vermelha e branca.

1 - Anunciação Vermelha
2 - Aquarela da Amazônia
3 - Celebração tribal
4 - Magia da evolução
5 - Curumim da Baixa
6 - Explendor de beleza
7 - Xamãs Ye'kuana
8 - 11ª Evolução
9 - Sabedoria cabocla
10 - Tempo de sonhar
11 - Criação Tupi-Guarani
12 - Coisas do coração
13 - Torre de Babel
14 - A consagração
15 - Pássaros do arrebol
16 - Amor absoluto
17 - Ynhangõrom
18 - Cabocla amazônica
19 - Festa da moça nova
20 - Xô urubu
21 - Deuses canibais
22 - Tudo é Garantido

Baixar CD

Link de acburiti (at) gmail.com

Boi Garantido 2006 - Terra, a Grande Maloca

http://www.parintins.com/shopping/images/produtos/1/309.jpg

O CD a Terra, A Grande Maloca, cd oficial do Garantido para o Festival Folclorico 2006 foi gravado na voz de David Assayag, levantador oficial de toadas do vermelho.

A maioria de suas toadas traz a tematica do ïndio e do caboclo amazonense, sendo em destaque A Grande Maloca que vem homenageando união das diferentes raças e reforçando o discurso de preservação da Floresta Amazônica.

1 - Cores da paixão
2 - A grande maloca
3 - Tradição Folclórica da Amazônia
4 - Coração de torcedor
5 - Brasil de todas as cores
6 - Diva morena
7 - Dança do fogo
8 - Sentimento vermelho
9 - A arte da evolução
10 - Senhora vazante
11 - Funeral bororo
12 - Deuses pássaros
13 - Povo de fibra
14 - Aeon xamanístico
15 - Ipupiara
16 - O regatão
17 - Ritual Wari
18 - Suniá Paanami
19 - Filhos dos águas
20 - Raça Brasil

Baixar CD

Link de acburiti (at) gmail.com

Boi Garantido 2007 - Guardiões da Amazônia


1 - Coração em Êxtase
2 - Guardiões da Amazônia
3 - Batuqueiros da Baixa
4 - O Povo de Alma Vermelha
5 - Magia
6 - Emoção Pra Valer
7 - A Benção "DU" Carmo
8 - Cabocada da Baixa
9 - A Força do Povão
10 - Sedução Vermelha
11 - Tum, Tum
12 - Xamanismo
13 - Zuruahá
14 - Bicho folharal
15 - Contos Caboclos
16 - Surui Paiter
17 - Jacurutu
18 - Seringueiro da Amazônia
19 - Gladiadores da Mundurukânia
20 - " Dasdô" e o Barco do Encante
21 - Fé Cabocla

Baixar CD

Link de acburiti (at) gmail.com

Boi Caprichoso 2008 - O Futuro é Agora


01 - Estrela Maior
02 - Marujada de Guerra
03 - Energia da Floresta
04 - É Campeão
05 - Show da Galera
06 - Morena Cunhã
07 - O Futuro é agora
08 - Parintins em festa
09 - Amazônia Terra Santa
10 - Êxtase Xamânico
11 - Uruapeara
12 - Pavú Maraúna
13 - Caboclo Mateiro
14 - Ritual Hi-Marimã
15 - Em defesa deste chão
16 - A Árvore Ancestral
17 - Espírito Manaó
18 - Sabedoria de um proeiro
19 - Lição Cabocla
20 - Da floresta pra você

Baixar CD

Link de acburiti (at) gmail.com

Boi Garantido 2008 - O boi da preservação



01 - Sublime Inspiração
02 - Amazônia, Sinfonia Divina
03 - Vermelho de Paixão
04 - Lágrimas do Sol
05 - Folguedo Brasileiro
06 - O Rulfar do Tambor
07 - Asas do Coração
08 - Guerreiros da Baixa
09 - Boi Pirata
10 - O Amor é Vermelho
11 - Coração
12 - Meu Amor Primeiro
13 - Guaricaya. O Senhor das Matas
14 - O Segredo das Tarântulas
15 - O Pescador
16 - Xawára. O Monstro Devorador
17 - Madjú-Ã
18 - O Mateiro da Amazônia
19 - Tanameá Marubo
20 - Espirito da Preservação
21 - O Farinheiro
22 - Até

Baixar CD

Link de
acburiti (at) gmail.com

MARACATU ESTRELA BRILHANTE






Primeiro disco dedicado inteiramente a um maracatu nação. Até então, maracatus só participaram de coletâneas, o exemplo mais recente é o CD, Maracatu Atômico, lançado pela África Produções.Gravado no estúdio Fábrica, na Várzea, e mixado no Manguenitude, em Casa Forte, todas as músicas do disco do Estrela Brilhante foram arranjadas pelo mestre Walter, também autor da maioria das toadas do álbum. Sambista, com passagem por várias escolas do Recife, mestre Walter integrou-se ao maracatu há nove anos. Esse seu passado de sambista influenciou as toadas do Estrela Brilhante, bem mais melodiosas do que o que comumente se escuta em maracatus tradicionais de baque virado.O produtor Zé da Flauta, responsável pela mixagem do disco, já teve experiências anteriores em estúdio com maracatus (foi o produtor do primeiro CD do Nação Pernambuco), e confessa ter ficado satisfeito com o resultado desse trabalho. “Considero a produção mais tranqüila em que trabalhei, todo mundo no maior astral. Foi gravada inicialmente a percussão, e depois as vozes, sem artifícios de estúdio”, dizApesar ter surgido na primeira década do século passado, fundado por ex-escravos, em 1910, por se localizar num bairro onde, nos ultimos dez anos, a cultura pop tornou-se muito forte, com bandas conhecidas nacionalmente, tais como Devotos ou Faces do Surbúbio, o maracatu do Mestre Walter e de Dona Marivalda é o preferido por músicos da cena mangue, entre eles Wilson Farias, ex-Cascabulho, Eder “O” Rocha, do Mestre Ambrósio, e Silvério Pessoa, que faz uma participação especial no CD. “Eu conheci o Estrela Brilhante levado por Wilson Farias, que é batuqueiro do maracatu. Já no Abril pro Rock de 98, o Estrela Brilhante participou do show do Cascabulho”. Neste disco Silvério Pessoa adaptou a sua Clementina de Jesus no Morro da Conceição (Delírios da Ressurreição), acrescentando na letra o nome da rainha do Estrela Brilhante, dona Marivalda.Éder “O” Rocha, um estudioso da percussão, assina com Mestre Walter a faixa Levante a Bandeira – Estrela Brilhante é Nação Nagô. A origem do maracatu está nos versos iniciais da toada Vovó. Embora tenha um leve tempero pop, o timbre das vozes de Mestre Walter e Dona Albênia não esconde suas origens africanas.

01 - Cheguei meu povo
02 - Horizonte
03 - Costa velha
04 - Moro Omim Ma
05 - Clementina de Jesus no Morro da Conceição
06 - Dança rainha
07 - Evolução da bateria
08 - Levante a bandeira
09 - Nossos tambores
10 - Obachirê
11 - Vovó
12 - Toque o gonge
13 - Brilhou

retirado do blog Ritmos Brasileiros

Baixar CD

MARACATU NAÇÃO LEÃO COROADO

Faixas:
1- A bandeira é brasileira
2- Arreda do caminho
3- Belas catitas
4- Braço forte
5- Lanceiro novo
6- Lanceiro. sentido
7- Nação de África, nação de mina
8- Nagô nagô
9- O carnaval tem seus direitos
10- O mestre Luiz de França
11- Õ tabu tabutá
12- Oriô oriô
13- Princesa Dona Isabel
14-Resplendor coroou
15- Samba le le

retirado do blog Ritmos Brasileiros

Baixar CD

SONGA TAMBÉM DA CÔCO (1999)


Homenagear Militana Salustino do Nascimento, mais do que ajudar a preservar um patrimônio cultural brasileiro, é fazer justiça e provar que este não é, ou não pode ser, um país sem memória. Dona Militana teve o seu momento de glória no início dos anos 90, quando estudiosos da cultura popular do Rio Grande do Norte, como Deífilo Gurgel e Dácio Galvão, estiveram em épocas distintas no Sítio Oiteiro, em São Gonçalo do Amarante, para ouvir de perto esta que é considerada a principal guardiã do romanceiro medieval nordestino. Dona Militana canta romances. Seu universo imaginário é feito de modinhas, xácaras, coco, toadas de boi, romarias, desafios, cancela, parcela, moirão, aboios, jornadas de chegança e fandango, gêneros que criam o ambiente propício para cantar histórias de reis, princesas, súditos, plebéias, cangaceiros, santos, escravos e coronéis, que remontam há 600, 700 anos. Sabe de cor as aventuras trágicas, os romances de amor e morte, as histórias de vinganças e ciúmes, peças raras dos romanceiros ibéricos e brasileiros, aprendidas com o pai, Atanásio Salustino do Nascimento, também um figura popular do folclore de São Gonçalo do Amarante. Mas não foi um aprendizado amoroso, passado carinhosamente de pai para filha. Dona Militana, a mais velha de nove irmãs, nasceu em março de 1925. Ainda menina foi para roça, trabalhar ao lado do pai. Ele cantava, ela ouvia, aprendia, mas não podia cantar. Tinha uma vida espartana feita apenas de trabalho. Foi assim até ser descoberta e passar da condição de arquivo vivo a patrimônio nacional. Um pouco da impressionante sabedoria de Dona Militana está preservada nos CDs Songa Também Dá Coco (1999) e Cantares (CD triplo, 2000). Chegou a apresentar-se em São Paulo e no Rio para mostrar estes trabalhos. Foi saudada como uma descoberta tão importante para a cultura nacional quanto a violeira Helena Meirelles e a jongueira Clementina de Jesus, também revelações tardias que ajudam a traduzir a cultura popular brasileira. Mas nada disso tirou Dona Militana da sua condição de mulher pobre que ainda vive no Sítio Oiteiro em uma casa de taipa, semelhante a outras ao lado que abrigam algumas de suas filhas, seus 68 netos e perto de 30 bisnetos.

Faixas:
01 Songa
02 Côco de Roda
03 Viola Voz, Violo Não
04 Romances Populares
05 Songa Também dá Côco - Claves de Sol - Calembando
06 Jornadas de Louvação
07 Maria Rosa
08 Pomaça
09 Toadas de Boi
10 Nova Aurora
11 Embaixadas de Rei
12 Fulô de Guanduba
13 Songa Também dá Côco

retirado do blog Ritmos Brasileiros

Baixar CD